Clinical Orthodontics

Instruções aos Autores


A Clinical Orthodontics/Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, dirigida à classe odontológica, destina-se à publicação de artigos de pesquisa com aplicação clínica e que sejam do interesse de profissionais da área, além de comunicações breves, atualidades, relatos de casos clínicos e relatos de novas técnicas. A Clinical Orthodontics/Revista Clínica de Ortodontia Dental Press utiliza o ScholarOne, um sistema on-line de submissão e avaliação de trabalhos. Para submeter novos trabalhos, visite o site:https://mc04.manuscriptcentral.com/clinicalortho

Outros tipos de correspondência poderão ser enviados para: Dental Press International. Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2712, Zona 5 — CEP: 87.015-001, Maringá/PR, (44) 3033-9824. artigos@dentalpress.com.br

As declarações e opiniões expressas pelo(s) autor(es) não necessariamente correspondem às do(s) editor(es) ou publisher, os quais não assumirão qualquer responsabilidade por elas. Nem o(s) editor(es) nem o publisher garantem ou endossam qualquer produto ou serviço anunciado nessa publicação ou alegação feita por seus respectivos fabricantes. Cada leitor determinará se deve agir conforme as informações contidas nessa publicação. A Revista ou as empresas patrocinadoras não serão responsáveis por qualquer dano advindo da publicação de informações errôneas.

Trabalhos que contenham plágio não serão aceitos para submissão à Clinical Orthodontics/Revista Clínica de Ortodontia Dental Press e, caso seja detectado plágio, o manuscrito será recusado. Além disso, os trabalhos apresentados devem ser inéditos e não publicados, ou submetidos para publicação, em outra revista, bem como devem seguir as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE, http://publicationethics.org) e do The International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE, http://www.icmje.org). Os manuscritos serão analisados pelo editor e por consultores, e estão sujeitos a revisões editoriais.



PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

A Revista Clínica de Ortodontia Dental Press/ Clinical Orthodontics utiliza o processo de revisão por pares duplo-cego (double-blind peer-review). Isso significa que autor(es) e revisor(es) não são identificados uns para os outros. Assim, solicitamos aos autores que sejam pacientes durante o processo de revisão, visto que os revisores são voluntários e doam parte do seu tempo clínico ou acadêmico para realizar esse processo.

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS

O número de autores é ilimitado; entretanto, artigos de pesquisa com mais de 4 autores e relatos de caso com mais de 3 autores deverão informar a participação de cada autor na execução do trabalho. Submeta os artigos pelo site: https://mc04.manuscriptcentral.com/clinicalortho

A Clinical Orthodontics / Revista Clínica de Ortodontia Dental Press é também publicada em inglês.

Portanto, os trabalhos devem, preferencialmente, ser submetidos em língua inglesa — apesar de também serem aceitas submissões de artigos em português. Porém, após a avaliação do artigo, independentemente da língua escolhida na submissão, os autores deverão, obrigatoriamente, enviar a versão complementar, com qualidade vernacular adequada e conteúdo idêntico ao da versão final aprovada no sistema. Somente após isso, o trabalho será considerado aprovado.

Organize sua apresentação como descrito a seguir.

1. PÁGINA DE TÍTULO Deve conter todas as informações necessárias de todos os autores, como: titulação, afiliações, e-mails, telefones, além do endereço do autor correspondente.

Não inclua nessa página: resumo, abstract, palavras-chave, keywords ou trechos do artigo, os quais deverão ser incluídos apenas nos campos adequados, possibilitando o acompanhamento das revisões por pares.

2. RESUMO/ABSTRACT

Os resumos/abstracts devem ser estruturados e conter no máximo 250 palavras. Os resumos/abstracts estruturados devem conter as seguintes seções: Introdução, apresentando o assunto; Objetivo, com a proposição do estudo; Métodos ou Descrição (para relatos de caso), descrevendo como ele foi realizado; Resultados, descrevendo os resultados primários; e Conclusões, relatando o que os autores concluíram, além das implicações clínicas. Os resumos/abstracts devem ser acompanhados de 3 a 5 palavras-chave, em português/inglês, as quais devem ser adequadas conforme o DeCS/MeSH.

3. TEXTO Os textos devem ter o número máximo de 3.500 palavras, incluindo legendas das figuras, resumo, abstract e referências.

As figuras devem ser enviadas em arquivos separados do texto (ver, a seguir, o item 4. Figuras), mas as citações das figuras devem ser inseridas no corpo do texto, para orientar a montagem final do artigo.


3.1 Relatos de Casos Clínicos

O relato de caso constitui-se em descrição minuciosa de casos clínicos, por meio do qual são apresentadas particularidades importantes sobre o caso, objetivos do tratamento, explanação dos procedimentos ortodônticos utilizados e os resultados do tratamento.

O texto para artigos de casos clínicos deve ser organizado nas seguintes seções: Introdução; Diagnóstico (lista de problemas); Objetivos do tratamento; Alternativas de tratamento; Plano de tratamento; Progresso do tratamento; Resultado do tratamento; Discussão; Conclusão; Referências; Legendas das figuras.

3.2 Artigos de Pesquisa (com aplicação clínica)

O texto deve ser organizado nas seguintes seções: Introdução, apresentando o assunto; Objetivo, com a proposição do estudo; Material e Métodos, descrevendo como ele foi realizado; Resultados, descrevendo os resultados primários; Discussão; e Conclusões, relatando, além das conclusões do estudo, as implicações clínicas dos resultados; Referências; Legendas das ilustrações.

3.3 Alinhadores e Ortodontia Digital

A seção Alinhadores e Ortodontia Digital é indicada aos artigos que contemplam a Ortodontia Digital, técnicas de alinhadores em geral, bem como a descrição de técnicas que englobam planejamento digital. Os resumos / abstracts estruturados para essa seção devem obedecer a seguinte estrutura: Introdução; Descrição resumida da técnica ou aparelho; Conclusão. O resumo e o abstract devem ter no máximo 250 palavras cada, acompanhados de 3 a 5 descritores, ou palavras-chave, também em português e em inglês.

O texto deve incluir as seguintes seções: Introdução, Descrição da técnica e/ou aparelho, Conclusão; Referências e Legendas das figuras, contendo no máximo 1.200 palavras e 15 imagens.

3.4 Expertise Clínica

A seção Expertise Clínica é indicada aos artigos que objetivam relatar o uso de novas técnicas ortodônticas e/ou de materiais, assim como apresentar o desenvolvimento e as inovações tecnológicas e de aparelhos ortodônticos adotados na solução dos mais variados casos.

Os resumos estruturados para essa seção devem obedecer à seguinte estruturação: Introdução; Descrição resumida da técnica ou aparelho; Conclusão. O resumo e o abstract devem ter no máximo 250 palavras cada, acompanhados de 3 a 5 descritores, ou palavras-chave, também em português e em inglês.

Serão aceitas no máximo 15 imagens, e o texto não deve ultrapassar 1.200 palavras, incluindo as seguintes seções: Introdução, Descrição da técnica e/ou aparelho, Conclusão; Referências; Legendas das figuras.

4. FIGURAS As imagens digitais devem ser no formato JPG ou TIFF, em CMYK ou tons de cinza, com pelo menos 7cm de largura e 300dpi de resolução. Cada imagem deve ser enviada em arquivo independente.

Se uma figura já tiver sido publicada anteriormente, sua legenda deverá dar todo o crédito à fonte original.

Todas as figuras devem ser citadas no texto.

As imagens enviadas devem incluir: • Fotografias pré- e pós-tratamento intrabucais lateral direita, frontal e lateral esquerda. • Fotografias durante o tratamento intrabucais lateral direita, frontal e lateral esquerda. • Fotografias pré- e pós-tratamento intrabucais oclusais superior e inferior (opcionais). • Fotografias durante o tratamento intrabucais oclusais superior e inferior (opcionais). • Fotografias pré- e pós-tratamento extrabucais de perfil, frente e sorrindo (a fotografia de sorriso é opcional). • Radiografias panorâmicas pré- e pós-tratamento. • Telerradiografias pré- e pós-tratamento. • Traçados cefalométricos inicial e final. • Sobreposição de traçados cefalométricos ou sobreposições tomográficas.

5. GRÁFICOS E TRAÇADOS CEFALOMÉTRICOS Devem ser enviados os arquivos contendo as versões originais dos gráficos e traçados, nos programas que foram utilizados para sua confecção. Não é recomendado o envio desses arquivos apenas em formato de imagem bitmap (não editável).

Os desenhos enviados podem ser melhorados ou redesenhados pela produção da revista, a critério do Corpo Editorial. No entanto, a revista não se responsabiliza por criar desenhos específicos para os autores.

6. TABELAS » As tabelas devem ser autoexplicativas e devem complementar, e não duplicar, o texto. » Devem ser numeradas com algarismos arábicos, na ordem em que são mencionadas no texto. » Forneça um breve título para cada tabela. » Se uma tabela tiver sido publicada anteriormente, inclua uma nota de rodapé dando crédito à fonte original. » Apresente as tabelas como arquivo de texto (Word ou Excel, por exemplo), e não como elemento gráfico (imagem não editável).

7. COMITÊS DE ÉTICA Os artigos devem, se aplicável, fazer referência a pareceres de Comitês de Ética.

8. DECLARAÇÕES EXIGIDAS Todos os manuscritos devem ser acompanhados das seguintes declarações, a serem preenchidas no momento da submissão do artigo:

8.1 Cessão de Direitos Autorais Transferindo todos os direitos autorais do manuscrito para a Dental Press International, caso o trabalho seja publicado.

8.2 Conflito de Interesse Caso exista qualquer tipo de interesse dos autores para com o objeto de pesquisa do trabalho, esse deve ser explicitado.

8.3 Proteção aos Direitos Humanos e de Animais Caso se aplique, informar o cumprimento das recomendações dos organismos internacionais de proteção e da Declaração de Helsinki, acatando os padrões éticos do comitê responsável por experimentação humana/animal.

8.4 Consentimento Informado Os autores são responsáveis por obter o consentimento informado relativamente a cada indivíduo presente em fotografias, vídeos descrições detalhadas ou em radiografias ou ecografias.

9. REFERÊNCIAS » Todos os artigos citados no texto devem constar na lista de referências, evitando-se a duplicidade de referências. » Todas as referências listadas devem ser citadas no texto. » Com o objetivo de facilitar a leitura do texto, as referências serão citadas no texto apenas indicando a sua numeração sobrescrita. » As referências devem ser identificadas no texto por números arábicos sobrescritos e numeradas na ordem em que são citadas no texto. » As abreviações dos títulos dos periódicos devem ser normalizadas de acordo com as publicações “Index Medicus” e “Index to Dental Literature”. » A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores; elas devem conter todos os dados necessários à sua identificação. As referências devem ser apresentadas ao fim do texto, obedecendo às Normas Vancouver: www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. » Utilize os exemplos a seguir.

Artigos com até seis autores Sterrett JD, Oliver T, Robinson F, Fortson W, Knaak B, Russell CM. Width/length ratios of normal clinical crowns of the maxillary anterior dentition in man. J Clin Periodontol. 1999 Mar;26(3):153-7.

Artigos com mais de seis autores De Munck J, Van Landuyt K, Peumans M, Poitevin A, Lambrechts P, Braem M, et al. A critical review of the durability of adhesion to tooth tissue: methods and results. J Dent Res. 2005 Feb;84(2):118-32.

Capítulo de livro Almeida MR. Princípios da biomecânica em Ortodontia: conceituação e aplicação clínica. In: Almeida MR. Mini-implantes extra-alveolares em Ortodontia. Maringá: Dental Press; 2018. cap. 1, p. 18-76.

Capítulo de livro com editor Breedlove GK, Schorfheide AM. Adolescent pregnancy. 2nd ed. Wieczorek RR, editor. White Plains (NY): March of Dimes Education Services; 2001.

Dissertação, tese e trabalho de conclusão de curso Beltrami LER. Braquetes com sulcos retentivos na base, colados clinicamente e removidos em laboratórios por testes de tração, cisalhamento e torção [dissertação]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo; 1990.

Formato eletrônico Almeida MR, Pereira ALP, Almeida RR, Almeida- Pedrin RR, Silva Filho OG. Prevalence of malocclusion in children aged 7 to 12 years. Dental Press J Orthod. 2011 [Access in: 2018 May 20]; July-Aug16(4):123-31. Available from: http:// www.scielo.br/pdf/dpjo/v16n4/en_a19v16n4.pdf.

10. REGISTROS DE ENSAIOS CLÍNICOS Para mais informações, acesse os sites:
http://www.clinicaltrials.gov
http://www.anzctr.org.au
https://www.isrctn.com

Copyright © 1998 - 2022 DentalGO | Todos Direitos Reservados. DentalGO é uma marca Dental Press